Nós gastamos $800 para explorar uma ilha remota na Escócia que estava praticamente vazia, e valeu cada centavo para evitar outros turistas

Investimos $800 para explorar uma ilha remota na Escócia que estava praticamente deserta, e cada centavo valeu para evitar outros turistas

mikhaila barra
A autora é mostrada explorando a Ilha de Barra na Escócia.

Mikhaila Friel/Insider

• Meu parceiro e eu visitamos Barra, uma ilha remota na Escócia com praias lindas.
  • Nós visitamos logo antes da baixa temporada em setembro, sendo alguns dos únicos turistas.
  • A viagem foi mágica e nós especialmente adoramos ter a maior parte da ilha só para nós.

Na minha opinião, não há nada mais irritante quando se viaja do que outros turistas.

Isso pode parecer duro, mas me ouça: Quando foi a última vez que você tirou uma foto em uma atração turística sem ser fotobombado? Ou quando foi a última vez que você aproveitou um voo sem ter outros passageiros invadindo seu espaço pessoal?

Quando visitei a praticamente vazia Ilha de Barra com meu parceiro em setembro, nós não tivemos esses problemas.

Barra é uma ilha remota no oeste das Hébridas Exteriores da Escócia, conhecida por suas belas praias de areia branca. Ela também possui o único aeroporto do mundo que utiliza a praia como pista.

Gastamos cerca de $800 em voos e acomodação durante a viagem, que foi logo antes da baixa temporada de Barra. Valeu a pena cada centavo por três razões principais.

A jornada de avião foi mágica

Saindo de nossa casa em Glasgow, Barra é acessível por ferry de Oban, que leva um pouco menos de cinco horas, ou de avião, que leva pouco mais de uma hora a partir do Aeroporto de Glasgow.

Optamos por um voo da Loganair, que custou £164, ou cerca de $199, por passagem de ida e volta.

O avião era pequeno – havia apenas 13 passageiros – e apertado. Não havia banheiro, compartimentos sobre a cabeça ou mesas dobráveis. Mas as vistas eram absolutamente espetaculares, especialmente quando pousamos na praia.

beach landing barra plane
A vista da praia em que o avião pousou.

Mikhaila Friel/Insider

Ouvi o som da água batendo nas rodas do avião quando pousamos na pista. Foi diferente de qualquer voo que já fiz e jamais esquecerei.

Tínhamos um hotel de praia inteiro só para nós

Ficamos no Isle of Barra Beach Hotel, um estabelecimento familiar que tem vista para a Praia de Tangasdale, no oeste da ilha. Nosso quarto com vista para o mar custou £350, ou cerca de $426, por duas noites.

Havia mais três casais hospedados na primeira noite e dois deles tinham estado no mesmo voo que nós de Glasgow. Mas todos fizeram o check-out no dia seguinte e um membro da equipe nos informou que éramos os últimos hóspedes antes do hotel fechar para a baixa temporada.

Tivemos o hotel inteiro só para nós. Conhecemos a equipe e ser os únicos clientes no restaurante do hotel nos fez sentir como VIPs.

Um restaurante de hotel com vista para o mar.
O restaurante vazio no Isle of Barra Beach Hotel.

Mikhaila Friel/Insider

Embora provavelmente teria dificuldade em viver em uma ilha pequena sem muita interação social, eu achei extremamente agradável para os propósitos dessa viagem. Saí renovada e com minhas energias sociais recarregadas.

Exploramos a ilha sem outros turistas atrapalhando

Eu estava ansiosa para explorar as praias de areia branca de Barra, que são tão bonitas que já foram comparadas ao Caribe.

Toda vez que visitamos uma praia, meu parceiro e eu éramos as únicas pessoas lá. Tínhamos extensões de areia aparentemente intocada e água turquesa só para nós, sem ninguém por perto para estragar as fotos. Eu não podia acreditar; este foi um dos lugares mais bonitos que já visitei e parecia que ele nos pertencia.

mikhaila barra
Mikhaila está retratada olhando para uma praia de areia branca em Barra, Escócia.

Mikhaila Friel/Insider

Encontramos mais pessoas quando visitamos o pub local, mas nenhum deles parecia ser turistas como nós. Havia alguns homens assistindo a um jogo esportivo na TV e todos pareciam se conhecer.

Quando perguntamos ao bartender que horas eles iriam fechar, eles disseram que dependeria de como estava movimentado. Isso nunca aconteceria em nossa cidade natal, onde os bares estão cheios de pessoas até altas horas da madrugada.

Eu recomendaria Barra a todos, mas especialmente àqueles que são introvertidos ou que procuram um refúgio da agitada vida urbana.

Foi a experiência de viagem mais pacífica que já tive, e eu gastaria $ 800 novamente se isso significasse evitar outros turistas.