Não pudemos fazer nossa lua de mel até 2 anos após o casamento. A espera matou o romance.

Não conseguimos ter a nossa lua de mel até dois anos depois do casamento. A espera acabou com o romance.

Uma foto selfie com India Kushner do lado direito do espectador e seu marido Sam do lado esquerdo. Ambos estão sorrindo. India tem cabelos castanhos longos e olhos castanhos. Ela usa óculos de sol na cabeça, brincos dourados, um colar azul com pingente de folha dourada e uma camiseta cinza. Sam tem cabelos castanhos curtos e cacheados, olhos castanhos esverdeados e usa óculos marrons. Ele tem uma barba curta no queixo e costeletas e usa uma camiseta de moletom cinza claro. Atrás deles há um grande campo de flores cosmos vermelhas, laranjas e rosas, uma fileira de árvores e, além disso, vários arranha-céus.
O autor e seu marido nos Jardins Hamarikyu em Tóquio, durante a lua de mel.

Cortesia de India Kushner

• Depois de nos casarmos, meu marido e eu tínhamos definido que iríamos para o Japão em nossa lua de mel.
  • A COVID-19 nos fez esperar dois anos. Senti que a viagem foi menos romântica por causa do adiamento.
  • Talvez não tenhamos a alegria de recém-casados, mas a viagem foi memorável e fortaleceu nosso relacionamento.

Tudo sobre o meu casamento foi como esperar por um trem atrasado, cheio de esperanças e começos falsos.

Em 2019, quando meu marido me pediu em casamento, concordamos em um noivado de um ano para conseguirmos economizar para o casamento. Isso era esperado. Mas o que não esperávamos quando marcamos a data para o verão de 2020 era que uma pandemia nos faria adiar.

Antes de tomar a decisão oficial, passamos vários meses ponderando entre nossa expectativa e a saúde e segurança de nossos entes queridos. A perspectiva de adiar parecia como um bando de abutres circulando ameaçadoramente, mas a saúde e segurança prevaleceram e adiamos nosso dia de casamento para o próximo ano.

Apesar de nossa decepção, a alegria que sentimos por finalmente podermos comemorar em 25 de setembro de 2021 foi ainda maior.

Quando se tratava de nossa lua de mel, meu marido e eu estávamos decididos a ir para o Japão. Ele sempre adorou os filmes feitos por Hayao Miyazaki e queria ver as florestas de cedro que inspiraram “Princesa Mononoke”. Eu sempre fui apaixonada pelo Japão, tendo lido mangás no ensino médio. Também sou fã da culinária, da cultura e dos materiais de papelaria.

Infelizmente, as fronteiras do Japão estavam fechadas devido às restrições da COVID-19 e permaneceram assim até abril deste ano. Decidimos que faríamos uma mini lua de mel em Nova York como um substituto até podermos ir para o Japão.

Foto de India e Sam no Museu Metropolitano de Arte em Nova York. India tem o cabelo preso e usa uma camisa branca com listras pretas e flores, sob um blazer preto. Sam usa um boné de lã verde e uma camiseta preta e branca. Atrás deles, há uma exposição de prédios em formato de pirâmide egípcia. Atrás disso, há um painel de vidro amplo que se estende de um lado do prédio ao outro.
O autor e seu marido em sua mini lua de mel em Nova York.

Cortesia de India Kushner

A insônia atrapalhou meu aproveitamento

Assim que as fronteiras do Japão foram abertas, começamos a planejar nossa viagem. Visitaríamos Tóquio por quase uma semana, depois Quioto e Osaka por alguns dias, seguido de uma semana na Ilha de Yakushima.

Eu estava empolgada para explorar novas cidades, e meu marido estava ansioso para fazer trilhas por toda Yakushima. Na preparação para a viagem, eu não sabia o que esperar. Já havia feito longas viagens com a família antes, mas meu marido e eu nunca tínhamos viajado juntos extensivamente.

Quando chegamos a Tóquio, a diferença de fuso horário de 13 horas realmente me afetou. Eu continuava acordando às 3 da manhã e não conseguia mais dormir. Se era insônia, minha ansiedade ou uma combinação de ambos, a primeira semana de nossa viagem não foi tão divertida quanto eu esperava, e não parecia romântica. Eu me sentia como se estivesse em um estado dissociativo, como se estivesse em um aquário gigante olhando para o mundo lá fora.

Estávamos visitando lugares únicos, comendo comidas deliciosas e explorando uma nova cultura, mas tudo parecia sem brilho. Não me sentia presente nem conseguia realmente apreciar nada.

Foto de India olhando para o lado esquerdo do espectador, sorrindo levemente. Ela usa brincos prateados com um pingente rosa. Atrás dela, penduram orquídeas roxas em cores vivas, obscurando completamente o teto.
Foto da autora em Tóquio em uma exposição de arte.

Cortesia de Sam LeGrys

Assim que chegamos a Kyoto, meu corpo se ajustou e comecei a melhorar. Percorremos o Caminho do Filósofo, visitamos jardins zen e comemos sushi e tofu à vontade.

Atrasar a viagem significou que foi mais difícil cultivar o romance

Embora eu finalmente estivesse dormindo melhor e me sentindo mais como eu mesma, uma pequena parte de mim se sentia desapontada. Quando chegamos ao Japão, já estávamos casados há dois anos. A viagem foi uma maravilhosa férias, mas não parecia uma lua de mel. Embora eu tivesse a sorte de fazer uma viagem tão memorável, perdi a oportunidade de ir durante a fase da lua de mel – e admitir isso me fez sentir privilegiada.

No dia seguinte ao nosso casamento, lembro-me de me sentir muito amada e honrada por todos os nossos convidados. Foi um momento tão especial estar cercada por pessoas de diferentes partes de nossas vidas se unindo para nos celebrar. Fico pensando se indo diretamente desse momento para uma viagem teria continuado com esse sentimento de alegria e tingido nossas memórias com ainda mais felicidade.

No total, meu marido e eu estamos juntos há 11 anos. Embora ainda tenhamos muito amor um pelo outro, é mais difícil cultivar momentos românticos. Nossas vidas são agitadas e é fácil se perder em nossas rotinas.

Nossa viagem foi memorável, mas não foi um sonho do início ao fim. Houve momentos mundanos e momentos em que discutimos, como quando eu estava nervosa para pegar o metrô em Tóquio e meu marido me incentivou a sair da minha zona de conforto. Embora isso provavelmente ainda teria acontecido logo após nosso casamento, eu me pergunto se teria parecido mais romântico naquela época.

Talvez não tenhamos o brilho dos recém-casados, mas nosso amor se fortaleceu de outras maneiras

Meu marido é um ótimo parceiro de viagem e planejou grande parte da viagem, então fiquei feliz em deixá-lo liderar. Claro, houve momentos em que tomei a frente, como quando ele ficou sobrecarregado no aeroporto porque nossa bagagem estava muito pesada. Ele me levou para uma caminhada em Yakushima, e concordei apenas porque não sabia que era uma trilha de oito horas. Quando expressei minha frustração, ele me disse que queria que fosse especial. Eu o assegurei que era, mas que estava tudo bem termos interesses diferentes. Eu estava disposta a fazer a caminhada por ele porque ele fazia coisas por mim.

Em uma das últimas noites em Yakushima, fomos a um restaurante com karaokê. Enquanto comíamos sushi fresco de cavala, assistimos aos moradores cantando desafinadamente. O dono do restaurante continuava colocando os microfones na nossa frente, nos incentivando a cantar, provavelmente porque éramos estrangeiros.

Eventualmente, tivemos coragem de cantar, e meu marido escolheu “Smooth” de Santana. Assistir a ele cantar seu solo, sorrindo e adotando um tom divertido e sensual enquanto as pessoas o aplaudiam, foi realmente um momento memorável.

Talvez nem sempre tenhamos o brilho de um casal recém-casado, mas temos um amor mais profundo que se expressa um pouco mais silenciosamente e, às vezes, menos elegantemente. Mas eu nunca o considero garantido, nem por um segundo.