Sou casada com um médico de cruzeiro. Nosso filho de 10 anos já esteve em 43 países e sai da escola por 8 semanas de cada vez.

Sou esposa de um médico que trabalha em cruzeiros. Nosso filho de 10 anos já visitou 43 países e deixa a escola por 8 semanas de cada vez.

Casal com uma criança em um navio de cruzeiro
Krisztina Rakos, Bari e Gergely Toth.

Cortesia de Krisztina Rakos

• Barni nasceu em 2013 e passou a maior parte de sua vida morando em um navio de cruzeiro.
  • Seu pai, Gergely Toth, é o médico do cruzeiro.
  • Sua escola sempre foi compreensiva em relação ao seu estilo de vida e aos benefícios que ele traz.

Este ensaio em formato de entrevista é baseado em uma conversa com Krisztina Rakos, mãe de Barni. Foi editado para ficar mais curto e claro.

Muitas pessoas se preocupam em viajar com crianças pequenas, mas para mim, ver o mundo só ficou mais fácil depois do nascimento do meu filho, Barni, em 2013.

Meu marido é médico em um navio de cruzeiro desde 2010, o que traz certos privilégios, incluindo a possibilidade de suas famílias se juntarem a eles a bordo, uma cabine maior, permissão para usar tudo no cruzeiro e comer em qualquer um de seus restaurantes. Até a chegada de Barni, eu acumulava todos os meus dias de férias para poder acompanhá-lo por algumas semanas.

Então me tornei mãe e tive uma longa licença-maternidade, o que significava que nossa família podia ficar junta o ano inteiro e explorar novos lugares juntos.

Ser casada com um médico ajuda a diminuir o estresse de viajar para novos lugares com uma criança

Meu marido ficou conosco e trabalhou na Hungria até Barni completar 7 meses, pois devido às regras de saúde e segurança, bebês com menos de 6 meses não são permitidos a bordo. Eu não sou uma pessoa que se preocupa muito ao viajar, mas, com certeza, saber que eu tinha um médico por perto caso algo acontecesse com o bebê me trazia uma sensação de segurança.

Mãe segurando o bebê em um cruzeiro
Barni em sua primeira viagem de cruzeiro.

Cortesia de Krisztina Rakos

A primeira experiência de cruzeiro de Barni foi uma viagem de nove semanas pelo Caribe, partindo de Nova Orleans.

Meu marido apenas aceitava contratos temporários nos cruzeiros, então ficávamos fora por quatro a cinco meses por ano. Aos 20 meses de idade, Barni já falava frases completas em húngaro e começou a aprender suas primeiras palavras em inglês.

O cruzeiro tem sido a melhor educação para ele

Quando ele completou 3 anos e começou o Jardim de Infância, tivemos que decidir se eu voltaria a trabalhar e o manteríamos na escola ou se continuaríamos com nosso estilo de vida de viajar. Sua escola foi muito compreensiva em relação às nossas aventuras e permitiu que Barni ficasse ausente por períodos de quatro a oito semanas de cada vez.

Criança pequena pilotando um barco
Barni fingindo pilotar o cruzeiro

Cortesia de Krisztina Rakos

Os trabalhadores do cruzeiro vêm de 60 países diferentes. O departamento de saúde é composto por cerca de nove pessoas que dependem umas das outras, já que são responsáveis pela saúde de milhares de passageiros. Eles formam uma boa comunidade, conversam muito e jantam juntos.

Esse ambiente multicultural e as histórias de vida das pessoas tiveram um grande impacto em todos nós. Isso permitiu que meu filho fosse mais aberto para o mundo, diferentes culturas e comidas. Nos tornamos mais receptivos e empáticos. Em nossas viagens, sempre nos certificamos de experimentar pratos locais e conhecer a forma de vida dos habitantes locais, em vez de apenas visitar os pontos turísticos luxuosos.

Os professores do Jardim de Infância perceberam os benefícios e disseram que Barni era um menino muito aberto e bem articulado, com um vocabulário rico. Felizmente, quando chegou a hora de iniciar a escola em 2019, a diretora também reconheceu o valor que isso acrescentava à sua vida. Então, apenas uma semana após o início das aulas, o garoto de 6 anos Barni partiu para outra aventura na Ásia por quatro semanas, onde fizemos todas as atividades escolares juntos.

Para mantê-lo parte da turma, tivemos que enviar algumas fotos a cada dois dias com uma nota sobre onde estávamos e o que estávamos fazendo, que eram mostradas aos colegas de classe do Barni. Quando ele voltou para a escola, seus colegas o cumprimentaram com tanta empolgação e amizade como se ele nunca tivesse perdido um dia. Continuamos viajando quatro vezes por ano por seis a oito semanas. Então a pandemia chegou, interrompendo as viagens por alguns anos.

Ele sentiu falta da vida de cruzeiro durante a pandemia

Enquanto eu pensava que talvez fosse hora de limitar nossas viagens, já que visitamos os mesmos lugares várias vezes e estávamos mais animados para conhecer novos lugares, o Barni realmente sentiu falta de viajar. Ele perguntava todos os dias: “quando voltaremos para o cruzeiro?” Foi quando percebemos o quanto isso acrescentou à vida dele: acordar em um país novo a cada dois dias, pessoas diferentes, culturas diferentes e sabores diferentes. Ele está acostumado a ter essa variedade em sua vida, e ele gosta disso. Ficar em casa foi estranho para ele. Decidimos voltar o mais rápido possível.

Nossa primeira viagem após a COVID-19 – quando os hóspedes também foram permitidos no cruzeiro, não apenas a equipe – foi em julho de 2022 por dois meses, e continuamos com nossa rotina de quatro viagens por ano desde então. Desta vez, durante os meses escolares, o Barni participou das aulas através de chamadas de vídeo, já que havia no máximo uma diferença de uma hora de fuso horário. Ele também teve a chance de mostrar o cruzeiro, a vista e o píer para seus colegas de classe e contar a eles todas as suas aventuras.

Família em uma ilha no Caribe

Cortesia de Krisztina Rakos

Ao longo dos anos, eu continuo enviando relatos de viagem para meus amigos, que são bem recebidos. Sinto-me sortuda por conseguir ver tanto do mundo, e quis escrever um livro para crianças para que elas pudessem vivenciá-lo através dos olhos do Barni. Foi assim que “As Aventuras do Capitão Barni na Ásia” nasceu em 2021.

Em agosto, o Barni completou 10 anos e depois começou em uma nova escola. Ele é um aluno inteligente que adora participar de competições. Sempre decidimos sobre nossas próximas viagens juntos, como uma família. O Barni tem suas prioridades agora, como competições escolares, esportes e amigos, que exigem logística, mas ele ainda ama esse estilo de vida. Até agora, ele já esteve em 43 países e ainda contando. Nosso próximo destino é a América do Sul em dezembro, o que é muito emocionante, já que nunca estivemos lá. Gostaríamos de continuar fazendo isso enquanto pudermos, mas nos próximos anos provavelmente será por semanas, não meses.

Minha esperança para o meu filho é que todo esse tempo em família e aventuras juntos lhe forneça segurança emocional e espírito suficientes para que ele possa alcançar tudo o que deseja. Eu também acredito que sua adaptabilidade se desenvolveu a um nível em que, qualquer que seja o desafio que este mundo traga, ele será capaz de sobreviver.