Percorri 3 pequenas ilhas escocesas em 3 dias. A experiência foi mágica, mas cometi 5 erros que vou evitar da próxima vez.

Explorando 3 pequenas ilhas escocesas em 3 dias Uma experiência mágica com 5 erros a serem evitados na próxima vez.

mikhaila scottish islands thumb
Mikhaila Friel visitou as ilhas escocesas de Barra, Seil e Easdale.

Mikhaila Friel/Insider

• Passei três dias explorando as ilhas escocesas de Barra, Seil e Easdale.
  • Pular entre ilhas foi uma experiência fantástica, mas cometi alguns erros em cada lugar que visitei.
  • Da próxima vez, visitarei durante os meses de verão mais quentes e irei de avião em vez de pegar uma balsa.

Como escritora de viagens, tive a sorte de visitar lugares deslumbrantes, desde lindas cidades litorâneas na Sicília até movimentadas ruas de cidade na Bélgica.

Mas um grande objetivo meu é colocar meu país natal, a Escócia, no mapa para viajantes curiosos de todo o mundo.

Com isso em mente, em setembro eu embarquei em uma viagem a três ilhas escocesas em que eu nunca havia colocado os pés antes: Barra, Seil e Easdale.

Minhas razões para querer visitar cada ilha eram diferentes. Enquanto Barra é conhecida por suas belas praias, muitas vezes comparadas ao Caribe, Seil e Easdale são conhecidas como ilhas de ardósia com uma história fascinante.

Nasci e cresci na maior cidade da Escócia, Glasgow, então não tinha ideia do que esperar ao pular entre as ilhas e acabei cometendo alguns erros ao longo do caminho.

Se você pretende seguir meus passos ou visitar um conjunto diferente de ilhas, existem cinco erros dos quais você poderia aprender ao planejar sua própria viagem.

mikhaila in barra
A autora aparece no Isle of Barra Beach Hotel.

Mikhaila Friel/Insider

Iniciamos nossa jornada com um voo de uma hora de Glasgow para Barra, uma ilha remota localizada nas Hébridas Exteriores. Passamos dois dias explorando as belas praias e o campo antes de voar de volta para Glasgow.

Depois disso, visitamos Seil e Easdale nas Hébridas Interiores, que são conhecidas por sua contribuição para a história da mineração de ardósia da Escócia, de acordo com o Slate Islands Heritage Trust.

Dirigimos de Glasgow para Seil, que é conectada ao continente por Clachan Bridge. A ponte tem cerca de 200 anos e muitas vezes é chamada de “Ponte sobre o Atlântico”, afirma a organização em seu site.

Não passamos muito tempo em Seil, pois nosso principal objetivo era visitar Easdale Island, que pode ser alcançada através de uma balsa de três minutos a partir de Seil. A ilha não tem carros, mercearias e possui uma população de 60 pessoas. Passamos uma noite conhecendo os moradores e apreciando a paisagem tranquila antes de voltar para Glasgow no dia seguinte.

barra plane
Mikhaila Friel viajou em um avião pequeno para Barra, uma ilha na Escócia.

Mikhaila Friel/Insider

A partir da nossa casa em Glasgow, Barra é acessível por balsa de Oban, que leva pouco menos de cinco horas, ou de avião, que leva pouco mais de uma hora do Aeroporto de Glasgow.

Originalmente reservamos a balsa, uma vez que o porto de balsa em Oban está perto de Seil.

Mas quando chegou a semana da nossa viagem, percebemos que houve cancelamentos em algumas das balsas devido às condições meteorológicas. Quando perguntei ao operador da balsa se a nossa viagem ainda aconteceria, disseram-me que era impossível dizer, pois o tempo tem sido tão imprevisível ultimamente. Acrescentaram que só poderiam garantir no dia da viagem.

Anteriormente, não considerei que a balsa pudesse ser cancelada com tão pouco aviso. Não queríamos correr o risco de não poder ir na viagem, então conseguimos um reembolso do operador da balsa e reservamos um voo em vez disso.

Acabou por ser a melhor decisão, já que Barra tem o único aeroporto do mundo onde os aviões pousam diretamente na praia. Da próxima vez, vou poupar tempo e stress e evitar reservar uma balsa se voar for uma opção.

restaurante vazio do hotel de praia
O restaurante vazio do Isle of Barra Beach Hotel.

Mikhaila Friel/Insider

Passamos duas noites no Isle of Barra Beach Hotel, na Praia de Tangasdale, no oeste da ilha. Na primeira noite, havia mais três casais, mas todos fizeram o check-out no dia seguinte, deixando apenas eu e meu parceiro como os únicos hóspedes.

Um funcionário do hotel nos informou que éramos os últimos hóspedes antes do hotel fechar para o inverno. Ela também disse que alguns restaurantes da região também fechariam alguns dias após a nossa viagem porque em breve não haveria muitos turistas.

Ela disse que a melhor época para visitar é maio, pois há uma maior chance de sol e menos chance de chuva.

Isso não afetou muito a nossa estadia – na verdade, gostamos de ter o lugar só para nós. Mas serviu como um lembrete para pesquisar sobre o momento certo, especialmente ao visitar comunidades remotas. Eu pessoalmente não tinha ideia de que os negócios locais fecham no inverno, e esse conhecimento me ajudará a planejar futuras viagens a ilhas.

mikhaila barra
Mikhaila está de frente para uma praia de areia branca em Barra, Escócia.

Mikhaila Friel/Insider

Algumas ilhas, como Easdale, não têm carros e são incrivelmente pequenas. Eu e meu parceiro conseguimos dar a volta na ilha inteira em 20 minutos.

Mas percorrer Barra a pé levou muito mais tempo, já que tem cinco milhas de largura por oito milhas de comprimento, de acordo com as Rotas das Terras Altas da Escócia.

Levamos um pouco menos de 50 minutos para caminhar do nosso hotel até Castlebay, a vila principal da ilha, onde a maioria dos restaurantes e atrações está localizada. Passamos principalmente por fazendas e casas durante a caminhada. Muitos carros passaram por nós, mas não vimos outros pedestres na estrada de pista única que levava à vila.

Eu e meu parceiro definitivamente consideraríamos alugar um carro em nossa próxima viagem para podermos ver mais da ilha. Mas se você não dirige e quer visitar, ainda é possível ver bastante.

Pegamos um táxi de volta ao hotel algumas vezes porque estava escuro lá fora ou estávamos muito cansados para caminhar. Felizmente, tivemos um taxista adorável, com quem ficamos íntimos. Ela nos permitiu dividir a corrida com outros turistas, o que tornou a tarifa menos cara, e em uma das viagens ela nem nos cobrou simplesmente porque ela “ia naquela direção”.

ilha de seil
Ilha de Seil.

Mikhaila Friel/Insider

A única razão pela qual visitamos Seil foi porque era onde a balsa para Easdale estava localizada.

A ilha, que tem uma população de cerca de 551 pessoas, parecia principalmente residencial enquanto passávamos por lotes de casas de alvenaria a caminho do cais.

Mas a ilha tem uma história fascinante, e eu gostaria de ter estendido a viagem para aprendê-la. O Centro do Patrimônio das Ilhas de Ardósia Escocesas está localizado em Seil, perto do ponto de partida da balsa para Easdale, de acordo com a Visit Scotland.

Como ilhas de ardósia, Seil e Easdale são responsáveis por fornecer o telhado para muitos edifícios importantes em todo o país, incluindo o Castelo de Ardmaddy, o Castelo de Cawdor em Invernesshire e a Catedral de Glasgow, de acordo com a Visit Scotland.

mikhaila easdale
A autora está retratada em Easdale.

Mikhaila Friel/Insider

Meu parceiro e eu pegamos uma balsa de três minutos para Easdale, que custou £2,20, ou cerca de $2,77, por pessoa para uma única viagem. A ilha não tem carros, nem mercearias, e apenas um pub e café onde a maioria dos moradores locais se reuniam quando visitamos em uma noite de domingo.

Depois de visitar o pub, caminhamos ao redor da ilha e apreciamos as deslumbrantes vistas para o mar. Era lindo, mas eu gostaria de ter considerado o fato de que passaria a maior parte do tempo ao ar livre ao planejar meu guarda-roupa.

Estava chovendo muito e incrivelmente ventoso. Eu vestia jeans, uma blusa, uma jaqueta impermeável e botas cor-de-rosa. A jaqueta era ótima e as botas eram robustas e à prova d’água. No entanto, eu também teria me beneficiado de calças impermeáveis ​​ou um chapéu para manter minhas orelhas quentes e meu cabelo intacto.