Eu dirigi uma moto por mais de 200 milhas em uma das trilhas mais perigosas do Vietnã. Eu caí, mas ainda faria de novo.

Eu desafiei as trilhas mais perigosas do Vietnã em uma moto por mais de 200 milhas. Sofri quedas, mas faria tudo de novo.

À esquerda, uma selfie da autora em uma moto. Ela está usando um capacete amarelo, óculos de sol e uma máscara. À direita, uma foto da Ha Giang Loop.
Dirigir o Ha Giang loop no Vietnã foi uma aventura deslumbrante, mas perigosa.

Hannah Shewan Stevens

• O Ha Giang loop no Vietnã é conhecido por ser uma jornada perigosa, porém emocionante.
  • De motocicleta, eu viajei ao longo do loop, que leva quase 300 milhas para ser concluído.
  • Eu sofri um acidente tanto com a minha moto quanto com um casamento, e faria tudo de novo num piscar de olhos.

Como uma nômade digital em tempo integral, estou sempre em busca de aventuras novas e empolgantes. Durante visitas anteriores ao Vietnã, ouvi inúmeras histórias sobre o Ha Giang loop, que é amplamente conhecido como uma jornada perigosa, porém emocionante.

A aventura leva os viajantes às regiões mais ao norte do país, exigindo uma condução de pelo menos 320 quilômetros (quase 200 milhas) para ser concluída. O loop não é uma viagem fácil e pode ser especialmente perigoso para iniciantes.

Algumas estradas são assustadoramente estreitas, as bordas dos penhascos representam ameaça de morte e os motoristas de motocicletas inexperientes tornam a experiência ainda mais perigosa.

Alugamos motocicletas e iniciamos nossa jornada

À esquerda, uma foto da autora com seu equipamento de motociclista. À direita, a autora observando a paisagem ao entardecer.
Iniciamos a jornada cheios de ansiedade e empolgação.

Hannah Shewan Stevens

A maioria dos viajantes segue um guia turístico ou anda na moto de um guia. No entanto, esses passeios seguem um cronograma fixo, tirando a oportunidade para a espontaneidade.

Como meu amigo e eu somos experientes motociclistas, decidimos encarar o loop sem um guia. Cheios de ansiedade e empolgação em proporção igual, iniciamos nossa jornada com nada além de um mapa de papel e nosso otimismo para nos guiar.

À esquerda, a autora anda de motocicleta azul. À direita, uma xícara de café fica em um mirante.
Paramos em um café para apreciar as vistas.

Hannah Shewan Stevens

No primeiro dia, entramos direto no vale mais próximo, maravilhando-nos com a paisagem surreal que passava rapidamente. Paramos em um café com uma vista panorâmica e passamos uma hora admirando as vistas deslumbrantes à frente.

Concluímos a última etapa do primeiro dia no escuro. Nossos pequenos faróis iluminavam apenas a estrada à nossa frente, tornando cada curva apertada e invisível uma experiência aterrorizante.

Nós “invadimos” um casamento no meio do caminho

No segundo dia, encontramos um evento em um espaço público ao ar livre. Motocicletas e pessoas vestidas com roupas coloridas enchiam as ruas, e suas risadas alegres despertaram nossa curiosidade. Em questão de minutos, os convidados nos apresentaram aos noivos.

Todos nos receberam de braços abertos e pareciam não se importar com o fato de estarmos “invadindo” o casamento. Após algumas conversas traduzidas pelo Google com os participantes, retomamos nossa jornada odisseia.

Uma vista panorâmica com vegetação exuberante
As paisagens serenas foram inesquecíveis.

Hannah Shewan Stevens

Passamos as próximas horas apreciando as vistas verdes exuberantes e absorvendo a paz incomum das aldeias remotas.

Ao dirigir em estradas de montanha altas que quase tocavam o céu, senti como se estivesse dirigindo entre as nuvens, com quase ninguém por perto para testemunhar meu voo.

O perigo do circuito de Ha Giang logo se tornou realidade

Ao fazer uma curva apertada, me desviei demais e encontrei um motorista local em meu caminho. Tive que decidir se atingiria o motorista ou me jogaria da moto para evitar a colisão. Escolhi a última opção.

Caí de joelhos no chão e a moto caiu em cima de mim. Por um instante, pensei que minha vida havia acabado.

Saindo do choque, arrastei-me e tirei a moto da estrada enquanto pedia desculpas sinceramente ao outro motorista. Acidentes com turistas devem ser uma cena comum, porque ele apenas deu de ombros e foi embora.

Deixei o local do acidente com queimaduras graves nos braços e nas pernas. Felizmente, tanto minha moto quanto eu escapamos de ferimentos graves. Depois de desinfetar meu corpo, dirigimos até a cidade mais próxima em busca de almoço e um mecânico.

Encontrei um mecânico confiável que consertou meus espelhos retrovisores e recusou o pagamento. Ainda vibrando com o susto, terminamos o dia em um spa remoto para lavar toda a tensão do dia.

À esquerda, as pernas sujas do autor em jeans sujos. À direita, o autor em uma banheira de spa.
Um dia de spa era necessário depois de cair de moto.

Hannah Shewan Stevens

Não deixamos o acidente nos impedir de aproveitar tudo que o circuito tinha a oferecer

A jornada do próximo dia começou com uma subida íngreme de um vale seguida por uma descida íngreme através de uma pedreira. Essa viagem aterrorizante parecia mais assustadora do que meu acidente, já que a cada metro percorrido sobre as pedras soltas, imagens de ser arremessado no vale abaixo surgiam em minha mente.

Enquanto parados para descansar do estresse da manhã, a curiosidade me levou a um bueiro escavado sob a estrada. Rastejando por ele, encontramos vistas espetaculares, balançamos as pernas sobre a beira do penhasco e desfrutamos de outro café da manhã com frutas e nozes que havíamos comprado anteriormente em uma loja à beira da estrada.

À esquerda, um bueiro. À direita, o autor posando na frente de uma cachoeira.
As aventuras do terceiro dia incluíram atravessar um bueiro e pular em uma cachoeira.

Hannah Shewan Stevens

No final da tarde, chegamos a uma cachoeira escondida perto da vila de Du Gia. Encontrando-a deserta, mergulhamos para nadar nus e lavar a poeira e a sujeira do dia.

Depois de devorar o jantar, dormimos em um quarto compartilhado de albergue com colchões espalhados pelo chão.

Depois de todos os altos e baixos da viagem, não me arrependo de nada

O autor sentado na beira de um penhasco
Nossa jornada de três dias e meio valeu a pena.

Hannah Shewan Stevens

Chegando na cidade de Ha Giang, que é o começo e o fim do circuito, calculamos que nossa jornada monumental havia coberto 350 quilômetros em três dias e meio.

Pode ser que eu tenha visto minha vida passar diante dos meus olhos, mas não me arrependo de encarar o circuito. Foi uma experiência única na vida que eu adoraria enfrentar novamente um dia.

A ameaça de lesões ou morte estava sempre presente, mas tudo o que consigo lembrar é da sensação de liberdade de voar pelas montanhas do norte do Vietnã, tendo apenas minha perspicácia como guia para me levar para casa.