Tive um ataque de ansiedade na Disneyland. Estava estressado(a) em aproveitar ao máximo nossas férias.

Tive um episódio de ansiedade na Disneyland. Estava estressado(a) em aproveitar ao máximo as nossas férias.

Karen Habashi posando para uma foto
A autora na Disneyland.
  • Antes de ir para a Disneyland, eu verifiquei as redes sociais para saber o que fazer.
  • A quantidade de informações era avassaladora, e eu já estava estressada planejando essa viagem.
  • Tive um ataque de ansiedade no parque, e meus filhos me ajudaram a superá-lo.

Uma semana antes das nossas grandes férias na Disneyland, comecei a verificar todos os grupos e contas da Disney que eu seguia nas redes sociais. A quantidade de informações que encontrei era avassaladora. Algumas pessoas até compartilhavam planilhas do que comer em cada restaurante para não perder nada.

Já me sentia estressada planejando tudo isso; com os altos preços das férias, precisava garantir que fôssemos em todos os brinquedos, comêssemos todas as delícias e alimentos incríveis, e conseguíssemos todas as assinaturas que pudéssemos dos personagens.

A viagem começou bem e terminou terrivelmente

Nosso primeiro dia não foi tão ruim quanto eu pensava; fomos cedo, como todos recomendavam, e utilizamos várias das dicas que encontrei para maximizar nosso tempo. O dia foi perfeito – exceto pela longa caminhada de volta para o hotel, as crianças estavam radiantes.

No nosso segundo e último dia, minhas férias dos sonhos se transformaram em um pesadelo – pelo menos, foi assim que me senti. Tudo deu errado desde o começo: acordamos tarde, as crianças estavam reclamando e, quando chegamos ao parque, já era meio-dia. Eu sentia que já tínhamos desperdiçado metade do dia. As crianças não conseguiam decidir qual brinquedo fazer primeiro, e ainda por cima, estava extremamente quente e lotado.

Meu peito começou a apertar, e eu pensei que minha asma estava sendo desencadeada pelo calor. Peguei meu inalador, mas então uma série de sintomas seguiu. Foi quando percebi que minha ansiedade estava se manifestando. Minha respiração ficou pesada, comecei a suar e podia ouvir meu coração pulsando nos ouvidos.

Eu estava tendo um ataque de ansiedade

“Eu não posso ter um ataque de ansiedade na Disneyland,” pensei.

Continuei pensando em como tínhamos economizado muito para essa viagem e ainda havia tanto a fazer. Estava preocupada com o que as crianças iriam pensar de mim, como estava decepcionando-as. Meus pensamentos estavam acelerados.

A culpa piorou o ciclo, e fiquei emocionalmente paralisada. Sentei em um dos restaurantes e pedi ao meu marido que me trouxesse uma limonada congelada. Pensei que isso poderia ajudar. Mentira para meus filhos e disse a eles que precisávamos sentar lá e experimentar um lanche ou dois.

Não consegui me mover do meu lugar por uma hora, e comecei a chorar incontrolavelmente enquanto pedia desculpas repetidamente aos meus filhos. “Desculpe”, eu disse várias vezes aos meus filhos.

Meus filhos me abraçaram

Meus filhos formaram um círculo ao meu redor e me abraçaram bem apertado. Minha filha adolescente sussurrou nos meus ouvidos: “Está tudo bem, mamãe”, enquanto acariciava minhas costas.

De repente, meus tremores pararam, senti que podia respirar novamente e comecei a me acalmar. O resto do dia acabou sendo ainda melhor do que eu havia planejado.

Eu estava estressada e também estava estressando meus filhos. Na minha tentativa de fazer tudo conforme o planejado e enfiar todas as dicas que li, acabei não aproveitando meu tempo. Não era mais uma férias – era uma missão.

Embora tenha me sentido terrível naquele momento, olhando para trás, sou grata por meus filhos terem visto minha vulnerabilidade. Como uma pessoa altamente funcional com ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático, sempre pareço estar lidando com tudo perfeitamente. Acho que minha rotina já estava sobrecarregada pela combinação de ser mãe de três filhos, planejar uma viagem dos sonhos e tentar obter o máximo de benefícios pelo nosso dinheiro.

Com frequência, nos esquecemos de nos divertir quando somos pais; focamos em nossos filhos, finanças e planejamos atividades cotidianas ou passeios quando deveríamos estar de férias. Mas talvez, após aquele dia, eu aprenda a ir devagar e conhecer meus limites.