Eu sou uma garota da cidade que sonhava em viver em uma ilha remota na Escócia. Duas coisas mudaram minha mente depois de finalmente visitar uma.

De garota da cidade a apaixonada por uma ilha remota na Escócia as duas revelações que mudaram minha vida.

mikhaila barra
A autora é retratada na Ilha de Barra, Escócia.

Mikhaila Friel/Insider

• Passei um fim de semana explorando Barra, uma ilha remota no oeste da Escócia.
  • Fantasiava sobre a vida na ilha e esperava um ritmo de vida mais lento.
  • Há duas razões pelas quais eu nunca conseguiria morar lá.

Eu nasci e fui criada em Glasgow, a maior cidade da Escócia.

Há tanto para amar na vida na cidade, desde os inúmeros restaurantes até as compras e museus. Mas de vez em quando, sinto vontade de ter um ritmo de vida mais lento.

Então, quando comecei a planejar uma viagem de trabalho para Barra – uma ilha remota a oeste nas Hébridas Exteriores da Escócia – me peguei fantasiando como seria viver lá.

Barra é conhecida por sua fauna e praias de areia branca, o que muitas vezes faz os visitantes compararem com o Caribe. Também possui o único aeroporto do mundo que usa a praia como pista.

cardos, a flor nacional da Escócia
Cardos, a flor nacional da Escócia, em uma praia em Barra.

Mikhaila Friel/Insider

Fiquei intrigada em experimentar a sensação de pequena comunidade pelas quais as ilhas Hébridas Exteriores são conhecidas. Barra e sua ilha vizinha, Vatersay, registraram 1.264 habitantes no último senso realizado em 2011. Em comparação, Glasgow atualmente possui uma população estimada de 596.000, de acordo com o World Population Review.

Quando finalmente coloquei os pés em Barra em setembro, eu adorei. Era sem dúvida um dos lugares mais bonitos que já visitei. Mas mesmo assim, não conseguia imaginar morar lá por dois motivos principais.

Não gostaria de morar em Barra durante a baixa temporada

Meu parceiro e eu viajamos para Barra em meados de setembro, logo antes da baixa temporada da ilha.

Ficamos duas noites no Isle of Barra Beach Hotel, um estabelecimento familiar que tem vista para a Praia de Tangasdale, no oeste da ilha. Havia três outros casais hospedados na primeira noite, mas todos eles fizeram o check-out no dia seguinte – nos deixando completamente sozinhos.

Um funcionário nos informou que éramos os últimos hóspedes antes do hotel fechar para o inverno. Nós adoramos ter o hotel só para nós, e também tivemos a oportunidade de conhecer a equipe simpática.

restaurante vazio no hotel de praia
O restaurante vazio no Isle of Barra Beach Hotel.

Mikhaila Friel/Insider

Mas o hotel não foi o único negócio local a encerrar durante o inverno. Conforme mostrado no TripAdvisor, há apenas um pequeno punhado de restaurantes na ilha, e muitos deles fecham temporariamente quando os turistas vão embora durante a baixa temporada, segundo alguns moradores com quem conversei durante minha visita.

Quando perguntei a uma moradora se isso a incomodava, ela respondeu que não, porque os habitantes da ilha não costumam sair para comer fora.

Eu sou uma grande fã de comida e muitas vezes escrevo avaliações de restaurantes com meu pai por diversão – então isso não é algo com que eu poderia me conformar.

pakora de vieiras
O autor experimentou pakora de vieiras ao jantar no Café Kisimul em Barra.

Mikhaila Friel/Insider

A cultura dos restaurantes é uma parte importante da vida na cidade, e experimentar novos lugares para comer é algo que eu espero ansiosamente na maioria dos fins de semana. Seria difícil abrir mão disso, especialmente no inverno, quando está muito frio para muitas atividades ao ar livre.

A vida na ilha não é tão calma quanto você pode pensar

Uma coisa que eu esperava ansiosamente era viver o ritmo lento da ilha.

Eu imaginava acordar um pouco mais tarde no dia e tomar um café da manhã tranquilo antes de dar um longo passeio para ver as praias locais e as fazendas. Fizemos todas essas coisas, mas não seria realista continuar se morássemos lá.

Barra tem cerca de 8 km de comprimento por 13 km de largura, de acordo com Scottish Highland Trails. Levamos pouco menos de 50 minutos para caminhar do nosso hotel até Castlebay, a vila principal da ilha, onde a maioria dos restaurantes e atrações estão localizados. Durante a caminhada, passamos principalmente por fazendas e casas.

barra escócia
A ilha de Barra, na Escócia.

Mikhaila Friel/Insider

Fiquei surpreso ao ver muitos carros nos ultrapassarem durante a caminhada, mas não havia mais ninguém a pé na estrada de mão única que levava à vila.

No censo de 2011, havia um total de 683 carros e vans de propriedade das 587 residências em Barra e Vatersay. Embora seja importante notar que esse número provavelmente tenha mudado desde então, ficou claro para mim que a maioria das pessoas não se locomove a pé. Fiquei desapontado com isso, já que adoro caminhar e sempre escolho isso em vez de transporte público quando posso.

Barra representou um completo contraste com Easdale, uma ilha escocesa sem carros que visitei recentemente, onde os moradores usam carrinhos de mão para transportar suas compras

Também fiquei animado para vivenciar a atmosfera de uma pequena comunidade em Barra. Isso ficou evidente em algumas situações; por exemplo, nosso motorista de táxi parecia conhecer quase todos. No entanto, assim como em grandes cidades, havia alguns moradores da ilha que eram mais reservados e mantinham-se à parte.

No geral, Barra foi um destino de férias inesquecível. Mas da próxima vez, não farei suposições nem romantizarei demais um lugar antes de vivenciá-lo pessoalmente.